VENCEDOR DO PRÊMIO FERNANDO PINI DE EXCELÊNCIA GRÁFICA 2024
– CATEGORIA LIVRO DE ARTE
Treelogia é um ensaio amplo e sólido de uma vida dedicada ao diálogo com a natureza e, mais intimamente, com as árvores. A busca do autor sensibiliza o público para a importância da relação entre o homem e a natureza – sua obra exalta essa ligação por meio da beleza estética, da luz trabalhada e das formas espetaculares de diferentes espécimes de árvores fotografadas nos 6 continentes.
Ao imaginarmos que as árvores estão presentes no planeta milhões de anos antes dos seres humanos, percebemos que esses seres vivos são parte vital da existência humana, e é grande a contradição quando nos vemos diante da destruição, das queimadas e da falta de consciência em relação à natureza como um todo. Na busca por uma nova relação entre o homem e o planeta, a revisão da nossa relação com esses seres vivos e essencial.
As árvores, por sua natureza, conectam elementos, permitindo o surgimento de outras espécies. Suas raízes se ligam à terra e seus galhos buscam o firmamento. Ao se integrarem entre o solo e o céu, as árvores representam a essência do que é estar vivo no planeta.
A pesquisa fotográfica foi iniciada na década de 1990, no norte de Minas Gerais, local de árvores resistentes que perdem todas as folhas no período de seca intensa e se vestem majestosas nas primeiras chuvas. Ali estava a força da natureza retratada durante milhares de anos de seleção evolutiva, ali estava a semente de um ensaio imagético que perduraria por toda uma vida. Além da luz, a escuridão estrelada do céu se apresenta como pano de fundo dessas estruturas vegetais. A noite acrescentaria um elemento importantíssimo na ordem criativa do fotógrafo: o silêncio.
O silêncio noturno traz uma conexão quase espiritual do autor com as árvores, produzindo imagens insólitas, que não podem ser vistas a olho nu e que extrapolam a fronteira temporal do dia e da noite. O conjunto das imagens alterna diferentes cenários, completando a estética avassaladora desta obra.