Ilha de Socotra

Um mundo à parte

 

Ilha de Socotra

Praias paradisíacas

 

Ilha de Socotra

Cultura milenar preservada

 

Ilha de Socotra

Paisagens únicas

 

Ilha de Socotra

Natureza Pura

 

Ilha de Socotra

37% da vegetação da ilha não é encontrada em nenhum outro lugar do planeta!

 

Dubai

O contraste da modernidade

Expedição Socotra 

Uma experiência na ilha mais alienígena do planeta e patrimônio da UNESCO.

NOVA TURMA EM NOVEMBRO 2024 !

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE.

 

Simplesmente fantástico!

É assim que eu defino minha jornada em Socotra. Diferente de todas as expedições que já fiz, Socotra é um lugar único que ficou isolado do resto do mundo durante anos, preservando a flora mais surreal que se possa imaginar, a rica tradição pesqueira e o contato íntimo com a natureza.

Nossa expedição começa em Dubai onde teremos 2 dias para descansar do longo voo.

Deixamos então os Emirados Árabes num voo em direção a Hadibo, capital da ilha, onde por algumas horas exploraremos a excentricidade da cidade para logo depois embarcamos nos Toyota Land Cruiser 4×4, conduzidos por motoristas locais experientes rumo à natureza incrível da ilha.

Aqui começa a verdadeira aventura que vai mudar a sua cabeça!

Todas as noites armamos as barracas em um local diferente. Escolhemos os recantos mais espetaculares da ilha, e após o pôr do sol acendemos uma fogueira cercada por tapetes e almofadas para relaxarmos juntamente com um jantar típico, peixe fresco assado na brasa, arroz com especiarias, tâmaras frescas, mel e chá além de outras delícias da culinária local. Pela manhã é incrível abrir a barraca e vislumbrar a paisagem belíssima ao redor. Tomamos café da manhã, nossa equipe levanta acampamento e partimos para explorar a ilha. As viagens diárias são curtas, muitas vezes saindo do limitado sistema de estradas pavimentadas para chegar a áreas remotas. Teremos tempo para fotos, banho e interação com a população local. Cada parte da ilha nos reserva um visual diferente, dunas imensas, praias espetaculares, piscinas naturais de água doce, montanhas, florestas de árvores Sangue de Dragão e noites maravilhosas, livres da poluição luminosa das cidades.

Uma verdadeira expedição rumo a outro planeta!

 

Photos: ©Cristiano Xavier

CONTINENTE

Asia

PAÍS

Emirados árabes/Yemen

REGIÃO

Ilha de Socotra

PARTICIPANTES

10 a 12

DATA

NOVEMBRO 2024

O LOCAL

O arquipélago de Socotra fica no Oceano Índico, entre a Península Arábica e o Chifre da África, localizado a cerca de 240 km a leste da Somália e a cerca de 380 km ao sul de Ras Fartak (Iêmen). Juntamente com as ilhas vizinhas: Abd Al-Kuri, Samha e Darsa, forma o Arquipélago de Socotra: um dos grupos de ilhas com maior diversidade botânica do mundo!

Socotra é globalmente importante para a conservação da biodiversidade devido à sua flora e fauna excepcionalmente ricas e distintas. É o lar de 825 espécies de plantas, das quais 308 (37%) são endêmicas. Essas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra. A fauna de Socotra também é fascinante, com a ilha abrigando 225 espécies de aves, 6 das quais são endêmicas (Pardal Socotra, Socotra Cisticola, Socotra Starling, Socotra Sunbird, Socotra Warbler e a mais rara Socotra Bunting).É também um ponto de acolhimento para muitas aves migratórias e reprodutoras de mais de 45 espécies, como Flamingos, Garças, Garças, Gaivotas.Uma parte muito visível da população de aves são os abutres egípcios, com Socotra tendo a maior densidade registrada globalmente. Existem 190 espécies de borboletas e 600 espécies de insetos, ambos com alta proporção de endemismos (aproximadamente 90%). A fauna reptiliana também é muito rica com 19 de um total de 22 espécies consideradas endêmicas. Cabras domésticas, ovelhas, vacas e camelos são comuns em toda a ilha, mas os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha.

A UNESCO designou Socotra como Patrimônio da Humanidade em 2008. Não é à toa que Socotra é frequentemente chamada de “Galápagos do Oceano Índico”.

A ilha mede aproximadamente 132 km de comprimento e 49 km de largura, com uma área total de 3.796 km². Topograficamente pode ser dividido em três zonas principais: as planícies costeiras, um planalto calcário e as montanhas Hagghier. Tem um clima semidesértico com temperatura média superior a 25 graus. A temporada de monções de junho a setembro é caracterizada por ventos extremamente fortes e mar agitado, a pesca torna-se impossível e muitas pessoas deslocam-se da costa norte para as montanhas para fugir aos ventos e colher tamareiras.

Desde os tempos antigos, Socotra é mundialmente conhecida por suas resinas curativas e aromáticas, gomas de plantas endêmicas, o melhor aloe, âmbar, almíscar, pérolas do mundo, bem como pelo papel central que desempenhou na indústria de transporte marítimo do Mar Arábico. Já em 2400 a.C. Socotra forneceu uma grande quantidade não apenas de incenso, mirra e aloe, mas também resina de Sangue de Dragão que, segundo a lenda, era esfregada pelos gladiadores antes do combate para acelerar a cicatrização de suas feridas. Terra de incenso e mirra, e de aloés milagrosos que curariam gregos e romanos em tempos de guerra, Socotra era também um lugar de feiticeiros, gênios e monstros. Mitos e lendas proliferam. De Platão a Marco Polo que afirmava que seus feiticeiros eram os mais poderosos do mundo. Lá viviam cobras voadoras, acreditava-se que suas montanhas escondiam um ninho de Fênix e o igualmente fantástico pássaro Roc, o enorme pássaro descrito por Sinbad, o Marinheiro.

Os habitantes da ilha falam sua própria língua semítica, soqotri, que tem uma variedade de dialetos locais. É uma língua pré-alfabetizada sem forma escrita e, com o rápido desenvolvimento do arquipélago e sua abertura ao mundo árabe, é provável que se extinga rapidamente. Isso já aconteceu com idiomas pré-alfabetizados e intimamente relacionados do sul da Arábia continental, em grande parte como resultado da escolaridade, rádio e televisão, todos em língua árabe.

O QUE LEVAR

  • Equipamento fotográfico sugerido*: câmera, lentes desde grande angulares até teleobjetivas, tripé, filtro ND, filtro polarizador, cabo disparador e flash.
  • Lanterna de cabeça ou Lanterna de mão.
  • Bota de caminhada ou tênis resistente.
  • Aquashoes ou sandálias para caminhar na água.
  • Equipamento de mergulho (se gostar de mergulhar)
  • Loção hidratante
  • Sabonete e xampu ecologicamente corretos
  • Toalha
  • Lençinhos umedecidos biodegradáveis
  • Repelente de insetos
  • Desinfetante para as mãos
  • kit pessoal de primeiros socorros
  • Boné ou chapéu.
  • Uma blusa de frio leve
  • Garrafa para água.
  • Protetor solar.
  • Snacks de trilha  (barrinhas de cereal ou de proteína).

Dúvidas entre em contato.*

MAIS INFORMAÇÕES

 INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SOCOTRA

 

  • Telefones e Internet   

    Uma rede móvel 3G muito precária e lenta está disponível em Socotra graças à Etisalat UAE mas é praticamente inacessível. Os cartões SIM não são disponível para estrangeiros comprarem em Socotra. Wi-fi é praticamente inexistente na ilha e haverá 2/3 dias totalmente sem sinal.

  • Dinheiro e caixa eletrônico  

    Para pagar suas despesas pessoais, traga dinheiro em dólares para a ilha que poderá ser trocado pelo dinheiro local em Hadibo. ATENÇÃO, todas as notas devem ser emitidas a partir de 2009, caso contrário não serão aceitas. NÃO há caixas eletrônicos na ilha e cartões de crédito não são aceitos em nenhum lugar, então você deve levar dinheiro.

  • Eletrônicos, câmeras, eletricidade e carregamento 

    Normalmente, você pode carregar eletrônicos por cabo USB quando estamos dirigindo entre áreas da ilha. Considere trazer um carregador de isqueiro de carro com várias portas USB para que 2-4 as pessoas possam carregar dispositivos de cada vez. A maioria dos Socotri ainda carrega seus telefones nos carros enquanto viajam pela ilha. Alguns acampamentos têm um gerador que podemos operar à noite, mas não são muito confiáveis. Considere trazer um 12V DC para 110V CAR POWER INVERTER com adaptador universal. Um carregador solar e baterias externas podem ser úteis para carregar telefones e tablets, um poderoso POWER BANK USB também é conveniente. Drones são permitidos até o momento.

  • Para dormir, chuveiros, banheiros e higiene

    Nossas noites serão em acampamentos, consistindo em uma combinação de acampamento selvagem (nas praias, nas montanhas ou nos wadis) e acampamentos que são montados por famílias locais. Alguns acampamentos familiares têm um banheiro de concreto básico com chuveiro e tanques de água. Recomendamos trazer lenços umedecidos biodegradáveis, um pequeno frasco de álcool gel para as mãos será útil para manter as mãos limpas quando não houver pia ao redor (na maioria das vezes). Nos acampamentos familiares, geralmente haverá um banheiro bem simples disponível, outras vezes o banheiro grande (ao ar livre) será seu banheiro. Se estiver lidando com resíduos sólidos na natureza, recomenda-se cavar um buraco com cerca de 10 cm de profundidade a pelo menos 50 m de distância de qualquer água ou acampamento. Certifique-se de corretamente enterre e cubra excrementos e papel, ou descarte o papel usado adequadamente. Levar um pacote de guardanapos no bolso é uma boa idéia, ter um rolo de papel higiênico facilmente acessível em sua bagagem, ou usar os lenços umedecidos (melhor opção).

  • Nesta viagem, consideramos a imersão na cultura e natureza de um dos lugares mais exóticos do mundo. A estrutura da ilha é precária pois ainda é muito isolada e pouco visitada. Estamos realmente numa expedição e essa aventura é o que torna essa viagem tão única proporcionando capturar imagens incríveis e conhecer lugares diferentes do básico. Os participantes vão se surpreender com a beleza e multiplicidade dos cenários.
  • Socotra é uma ilha de religião muçulmana mas não é obrigatório uso de véu pelas mulheres, somente na cidade de Hadibo aconselha-se o uso de calças tanto para homens quanto para mulheres. Nas praias e piscinas naturais o uso de traje de banho é normal (biquini, maiô, sunga, short)
  • A viagem é destinada a todos aqueles que se interessam por fotografia, por aprender a enxergar de forma diferente e tem o instinto aventureiro. As orientações, ensinamentos e direcionamentos serão dadas de acordo com o nível e interesse de cada participante.
  • A viagem inclui algumas caminhadas, aconselha-se uso de botas de trilha ou Tênis.
  • Toda viagem que aborda fotografia de natureza, necessita de análise do clima e condições locais e isso pode alterar o planejamento dia a dia. A intenção é garantir as melhores condições e segurança do grupo.
  • A hospedagem em apartamento duplo (Dubai e Abu Dhabi) depende da disponibilidade de outro participante optar pelo mesmo serviço. Caso não haja outra pessoa optante pelo quarto duplo, o participante ficará em quarto individual pagando o suplemento do mesmo descrito no item “Valores”.
  • Brasileiros necessitam de passaporte válido para os Emirados Árabes e para o visto do Yêmen.
  • Protocolos de saúde serão aplicados de acordo com a legislação vigente no local e na época da viagem visando o bem estar e a segurança de todos.

Photos: ©Cristiano Xavier

GALERIA

 

Photos ©Cristiano Xavier

[modula id="3921"]

RESERVE SUA VAGA