IRAN

A jóia do Oriente Médio

 

IRAN

Cultura e História

O Grande Império Persa

Para um fotógrafo documental ou viajante em busca de quebrar paradigmas in loco, a história milenar e cultura de um destino governado com mãos de ferro como o Irã sempre despertam verdadeiro fascínio. Posicionamentos políticos e estereótipos à parte, a antiga Pérsia é um verdadeiro tesouro da civilização e do pensamento, onde surgiram conceitos filosóficos, matemáticos, literários e culturais que chegaram ao mundo ocidental via rotas comerciais e sucessivas ondas de dominação de lado a lado.

Parte dessa poderosa herança histórica pode ser vista em cidades hoje transformadas em ruínas, como Persépolis e Pasárgada, onipresentes nos livros de história. Homens como Xerxes e Dario eternizaram seus nomes em batalhas contra Alexandre Magno e os 300 de Esparta — que, na verdade, eram muito mais. Nenhum nome porém se sobressai ao de Ciro, o Grande, um estadista e soldado que legou mudanças profundas na sociedade e cultura de seu vasto império, que ia da Turquia à Índia, o maior de seu tempo. Curiosamente, ele era um grande protetor do povo judeu, que o tinha em alta estima. Com a chegada dos árabes e a perpetração do Islã, os persas começaram a erigir mesquitas e madrasas espetaculares em Isfahan e Shiraz, dois destinos obrigatórios na região. Mas não é só isso. A terra dos aiatolás é muito mais diversificada do que parece.

Menor do que na época de Ciro, o Irã ainda é um dos maiores países do mundo, estendendo-se do Golfo Pérsico ao Mar Cáspio — de onde saem algumas das variedades mais cobiçadas do caríssimo caviar beluga –, e, de leste para oeste, Iraque e Turquia, e Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão.

Fotograficamente estes fatores são riquíssimos e as oportunidades de uma boa imagem aparecem a cada esquina, um paraíso para os amantes da street photography. A dica aqui é um equipamento leve e discreto para, em alguns casos, conseguir imagens mais naturais de maneira despercebida. Os bazares são encontrados em todas as cidades e fervilham com as cores dos tapetes, o cheiro dos temperos e a delicadeza da arte Persa.

 

Photos: ©Cristiano Xavier

CONTINENTE

ORIENTE MÉDIO

PAÍS

Iran

GALERIA

ENVIE UMA MENSAGEM