Image module

Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. É sócio da OneLapse e coordenador da maioria das expedições. Sempre viajando pelo mundo, busca captar a luz dos lugares por onde passa de uma forma única, imprimindo em seus trabalhos um olhar diferenciado e técnica apurada.

Possui no currículo 10 exposições individuais, 2 coletivas, 5 prêmios nacionais e 1 internacional, além da coordenação de expedições em destinos como Lofoten Islands, Irã, Cuba, Namíbia, Lençóis Maranhenses, Deserto do Atacama, Tanzânia, Patagônia, Peru, Estados Unidos, Canadá, Islândia entre outros.

Suas obras são apreciadas desde 2002 em Fine Art, atendendo clientes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Siga também no Instagram e no Facebook.

“Cristiano Xavier é fotógrafo atuante no mercado nacional e internacional, que vem se destacando por ensaios fotográficos de delicada e impactante beleza. Suas Paisagens trazem um estilo lapidado pela experiência de campo na produção de imagens fotográficas que constroem um mundo à parte – um mundo invisível aos olhos menos atentos, que expande nossa compreensão sobre as possibilidades criativas e nossa percepção sobre a interação do artista com sua obra.

O que chama atenção no trabalho de Cristiano Xavier é seu caráter surreal uma vez que suas fotos rompem com o tradicional equilíbrio entre forma e conteúdo… A forma é tão forte, a técnica tão meticulosa e as cenas escolhidas de tal maneira que parecem conduzir o fotógrafo a escrever em imagem sua mensagem.

Universo e natureza, isolamento, ausência, silêncio, paz… Ao nos mostrar imagens de estética tão peculiar, imediatamente mergulhamos em emoções reflexas.

A cada imagem, uma reação em nosso cérebro é regida pela intuição.

Não são fotografias para serem compreendidas na forma tradicional, mas sobretudo, para despertarem em nossas mentes a capacidade de intuir o universo, na ausência de pensamentos, no vazio que conecta as criaturas com o cosmos e a gênese criativa.

Suas paisagens noturnas são meditação, são física quântica, são silêncio que deixam brotar em nossas mentes reações de paz e serenidade, inspiradas por harmonias presentes mas não visíveis em um universo que Cristiano sabe bem lidar.

A trajetória de mais de quinze anos do artista mostra consistência e evolução contínua na abordagem do tema, colocando-o como um fotógrafo que representa parte do que desejamos valorizar.”

por David Aguilar, artista e curador.