Image module

Cristiano Xavier

Fine Nature Photography

Mineiro de Belo Horizonte, Cristiano Xavier é fotógrafo com grande experiência em fotografia de natureza,

Em 2003 muda-se para os EUA onde busca referências e bebe na fonte de Ansel Adams , Art Wolfe e Galen Rowell . Desenvolve e se destaca pela ampla pesquisa em fotografia noturna e light painting usando a tecnologia digital e analógica onde tem como objeto principal as árvores. Viaja para diversos países na busca de espécimes isolados e raros. “Meu desejo, ao mostrar algo que pouco se vê, é sensibilizar as pessoas para esta beleza”.

Viajante experiente. Há 07 anos se dedica a levar pessoas em expedições pelos mais diferentes cenários do mundo, como Mongólia, Ilhas Lofoten, Irã, Namíbia, Madagascar, Yukon , Butão, Dolomitas, Patagônia, Islândia, Lençóis Maranhenses, Indonésia e a Caça aos Tornados nos EUA por meio de sua empresa, OneLapse Expedições Fotográficas, sediada em São Paulo.

Premiado no Brasil e no exterior, com destaque para o primeiro lugar no concurso mundial International Landscape Photographer of the Year 2017 – Abstract Aerial Award e a melhor colocação de um brasileiro no Epson Pano Awards 2017 – Nature/Landscape. Participou de dez exposições individuais e duas coletivas com destaque para a mostra The Low Light Trees – 2012, A Luz do Silêncio – 2012 e Visões da Alma – 2014

Em 2018, lançou seu primeiro livro, MAGNA, pela Vento Leste editora, uma coletânea de imagens da natureza em seu estado mais puro. O livro ganha no mesmo ano o primeiro lugar na categoria livro de arte, no Prêmio Fernando Pini, o mais conceituado em excelência gráfica da América Latina.

Suas obras Fine Art com tiragens limitadas são apreciadas desde 2002 em galerias do Brasil e EUA.

 “Na natureza, a arte está na contemplação. Momento silencioso em que não há separação entre minha alma e a da própria Terra. Estamos em conexão absoluta. A imagem me é oferecida como um presente, assim eu sinto, tal qual uma recompensa.”

 

Siga também no Instagram e no Facebook.

“Cristiano Xavier é fotógrafo atuante no mercado nacional e internacional, que vem se destacando por ensaios fotográficos de delicada e impactante beleza. Suas Paisagens trazem um estilo lapidado pela experiência de campo na produção de imagens fotográficas que constroem um mundo à parte – um mundo invisível aos olhos menos atentos, que expande nossa compreensão sobre as possibilidades criativas e nossa percepção sobre a interação do artista com sua obra.

O que chama atenção no trabalho de Cristiano Xavier é seu caráter surreal uma vez que suas fotos rompem com o tradicional equilíbrio entre forma e conteúdo… A forma é tão forte, a técnica tão meticulosa e as cenas escolhidas de tal maneira que parecem conduzir o fotógrafo a escrever em imagem sua mensagem.

Universo e natureza, isolamento, ausência, silêncio, paz… Ao nos mostrar imagens de estética tão peculiar, imediatamente mergulhamos em emoções reflexas.

A cada imagem, uma reação em nosso cérebro é regida pela intuição.

Não são fotografias para serem compreendidas na forma tradicional, mas sobretudo, para despertarem em nossas mentes a capacidade de intuir o universo, na ausência de pensamentos, no vazio que conecta as criaturas com o cosmos e a gênese criativa.

Suas paisagens noturnas são meditação, são física quântica, são silêncio que deixam brotar em nossas mentes reações de paz e serenidade, inspiradas por harmonias presentes mas não visíveis em um universo que Cristiano sabe bem lidar.

A trajetória de mais de vinte anos do artista mostra consistência e evolução contínua na abordagem do tema, colocando-o como um fotógrafo que representa parte do que desejamos valorizar.”

por David Aguilar, artista e curador.