Por trás da imagem – Aurora Boreal
Dos fenômenos luminosos que já presenciei, a aurora boreal é sem dúvida um dos mais emocionantes.
Me lembro da primeira vez que vivenciei esta cena, em Yukon, no norte do Canadá. Foi de arrepiar, um momento inesquecível e que quase não consegui fotografar, pois a lente congelou com a temperatura de -25C. A partir daí, tive a oportunidade de observar o fenômeno dezenas de noites, mas continua impossível não se emocionar a cada novo encontro.
Na foto em questão, feita em Lofoten, um arquipélago da Noruega, a temperatura era amena para o local, algo em torno de -10C. O céu estava parcialmente nublado, mas a atividade magnética estava forte. Era possível ver a sombra verde por trás das nuvens e bastava que o vento soprasse mais forte para abrir uma janela de céu limpo, o que é fundamental nessas ocasiões. Enquadramento feito, só me restava observar e esperar.
Não era uma aurora que se movimentava rapidamente, mas se fosse, os 30 segundos de exposição utilizados seriam demais, pois anularia sua forma e deixaria a imagem borrada.
Incluí o gelo no primeiro plano buscando uma ambientação maior e fiz alguns cliques de teste para não estourar demais a luz da pequena vila de pescadores ao fundo.
Câmera: Canon 5DS
Lente: 16-35mm f:4 IS
Abertura: F 4.0
ISO: 3200
Velocidade: 30 seg
Local: Lofoten, Noruega